Canção Nova chega ao FM de São Paulo nesta sexta (5)
Após oito décadas, marca histórica 'Rádio América' deixará de existir
São Paulo — A Rádio Canção Nova deu início, no último dia 13 de agosto, aos testes de seu novo canal em Frequência Modulada (FM) na Grande São Paulo. A emissora, que até então operava em exclusivamente nos 780 kHz da Rádio América, passou a operar também no dial do FM estendido (FMe), em 85,9 MHz, resultado do processo de migração AM-FM autorizado pelo Ministério das Comunicações.
A migração integra o movimento nacional de modernização do rádio, que visa ampliar a presença das emissoras no FM e garantir melhor qualidade sonora e maior alcance em áreas urbanas. O sinal de AM 780 KHz da Canção Nova deve permanecer no ar por mais algum tempo, pelo menos até o término da fase de divulgação da migração.
O novo sinal de FM é irradiado a partir da torre da Fundação Cásper Líbero, na Avenida Paulista, de onde também são transmitidas a Gazeta FM e a TV Gazeta. Embora projetada para atender prioritariamente a capital e municípios vizinhos, a cobertura da 85,9 também alcança pontos da Baixada Santista e do interior paulista. A infraestrutura técnica conta com transmissor GatesAir, de fabricação norte-americana, e antena IFTX de seis elementos, projetada para entregar áudio de alta qualidade e maior estabilidade de recepção. Com Classe A1 de operação, a 85,9 transmite com 13,8 kW, alcançando potência final (ERP) de 22 kW.
Durante os primeiros dias de testes, o áudio da emissora não tinha boa qualidade, mas agora os devidos equipamentos já foram instalados e os ajustes técnicos concluídos.
Com a estreia em FM, a Canção Nova reforça sua presença no mercado paulistano e busca atrair novos ouvintes, mantendo a programação que a consolidou junto ao público fiel: música católica, transmissões ao vivo de missas, programas de evangelização e conteúdo voltado à espiritualidade.
A campanha de divulgação da nova frequência sugere que agora o ouvinte pode sintonizar a emissora "No carro, em qualquer situação", "Na rua, em qualquer situação", "No transporte, em qualquer situação", entre outras momentos do cotidiano. O próprio RDS da emissora (informações de texto no visor do rádio) traz o slogan "Em todo lugar, em qualquer situação". A campanha mostra que, agora, a sintonia com boa qualidade de áudio não depende necessariamente do uso de uma franquia de internet, como no caso do acesso via app ou site.
A estreia oficial da nova frequência da Rádio Canção Nova — também cercada de ampla divulgação sobre o conceito da faixa estendida de FM — acontece nesta sexta-feira, 5 de setembro. A emissora não divulgou um horário específico para oficializar a transmissão.
A Rádio Canção Nova faz parte da Comunidade Católica Canção Nova, fundada em 1978 pelo padre Jonas Abib, em Cachoeira Paulista (SP). A rede conta com emissoras de rádio em diferentes regiões do Brasil, além de rede de televisão (canal 57.1 em São Paulo), plataforma de streaming, portais de notícias e eventos religiosos, que reúnem milhares de fiéis.
Homenagem à Rádio América
Hoje em dia, a Rádio América é uma propriedade da Comunidade Canção Nova e, com a migração para o FM, foi decidido que a marca histórica "Rádio América", usada há exatos 80 anos, será substituída por "Rádio Canção Nova FM". Apenas a razão social da emissora seguirá com o antigo nome.
Recentemente, a Canção Nova prestou uma homenagem à Rádio América, na data exata em que se completaram 19 anos desde que assumiu a programação.
"Nessa data tão especial, queremos agradecer a emissora por todo esse tempo de missão, evangelizando e levando amor pelo ar. Estamos de mudanças! A Rádio América AM, agora será FM e terá o nome de Canção Nova FM 85.9”, revelou a postagem (veja aqui).
História
A PRE-7, conhecida como Rádio Cosmos, surgiu em 1934, em São Paulo, como uma sociedade de rádio com sede na Praça Marechal Deodoro. No ano seguinte, foi adquirida pelas Organizações Byington, que transferiu a emissora para sua sede, no Largo da Misericórdia, junto às instalações da gravadora Columbia.
Ao final de 1944, o controle acionário mudou de mãos: um bloco financeiro, liderado pelos empresários e políticos Hugo Borghi e Francisco Scarpa, assumiu a maior parte das ações da Rádio Cosmos. Poucos meses depois, em abril de 1945, o comando passou para o industrial Carlos Baccarat – que já havia fundado a Rádio Atlântica, em Santos (SP). Foi Baccarat quem rebatizou a emissora como Rádio América — em setembro de 1945, há exatos 80 anos. A emissora, com o slogan "A Voz Democrática de São Paulo", foi instalada em um imponente casarão na esquina da Rua da Consolação com a Avenida São Luís, no centro da capital.
Dois anos mais tarde, em 1947, a emissora foi novamente negociada, dessa vez para os empresários Brenno Muniz Barreto e Cláudio Borges Viotti. Já em 1953, a América passou para as mãos do empresário Jorge João Saad, proprietário da Rádio Bandeirantes, e de Adhemar de Barros Filho, político e empresário. A emissora permaneceu instalada na Rua da Consolação até 1965, quando foi transferida para a nova sede do Grupo Bandeirantes, no bairro do Morumbi.
No início da década de 1970, a Congregação dos Padres Paulinos assumiu o controle da Rádio América. Sob essa gestão, a emissora viveu um período de grande popularidade nos anos 1980, quando alcançou expressivos índices de audiência, agora transmitindo em alta-potência (50 kw) com um novo sistema instalado na Rodovia Raposo Tavares. A programação se destacava pela forte presença de música brasileira e pelo compromisso em prestar serviços de utilidade pública à população. Havia, também, a programação católica, promovida pelos Padres Paulinos.
Nesta fase, a emissora contou com profissionais de renome da comunicação, graças à parceria com a Rede L&C de Emissoras, responsável pela programação ao longo das décadas de 1970 e 1980. A combinação de jornalismo popular, entretenimento e música nacional consolidou a Rádio América como uma das vozes mais relevantes do rádio paulista.
Em agosto de 2006, a Comunidade Canção Nova assumiu a emissora, que manteve o nome original e adotou o slogan "Rádio América - Uma Canção Nova em sua vida". Desde então, a rádio retransmite a Rádio Canção Nova de Cachoeira Paulista (SP), geradora da rede, mas também gera programação local, com estúdios em São Paulo.
Com a mudança para a frequência 85,9 MHz no dial FM estendido, a tradicional Rádio América passa a adotar oficialmente o nome Rádio Canção Nova FM. A transição, porém, marca também o fim de uma das marcas registradas da emissora: a clássica vinheta de hora-certa (ouça aqui), que vinha sendo mantida no ar. O recurso sonoro, produzido com um xilofone, durante décadas serviu como referência de pontualidade para os ouvintes. Entretanto, ele não fará parte da nova fase da emissora, devido a reformulação da identidade, encerrando um dos elementos mais nostálgicos do rádio paulistano.
Alterações Técnicas
A tradicional Rádio América passou por uma importante mudança técnica em 29 de novembro de 2019, quando sua frequência original de 1410 kHz foi transferida para os 780 kHz. A nova posição no dial havia sido ocupada anteriormente por emissoras como Marconi, Excelsior e, por último, pela CBN, que encerrou suas operações no AM no ano anterior. A medida visou favorecer a classe de potência em que a migrante da Rádio América obteria junto ao Ministério das Comunicações. De maneira geral, quanto mais baixa for a frequência AM original da emissora, maior será a classe de operação atribuída no FM, o que resulta em mais potência e melhor cobertura na nova faixa.
A alteração de frequência da Rádio América foi acompanhada de uma reformulação no sistema de transmissão. Nos últimos anos, a emissora vinha enfrentando graves problemas técnicos em seu parque transmissor em Cotia (SP). A solução foi operar de um novo local, promovendo a locação da estação desativada da extinta Rádio Gazeta AM 890 KHz, situada às margens da Represa Guarapiranga.
A Canção Nova tem prazo legal de até cinco anos para encerrar definitivamente a transmissão em AM. No entanto, como ela optou por não operar experimentalmente em FM e já inicia de forma definitiva — com o prefixo ZYS-121 —, é possível que o desligamento dos 780 KHz seja feito em pouco tempo.
A estreia oficial da Rádio Canção Nova FM em 85,9 MHz simboliza não apenas a chegada de uma nova fase para a emissora católica, mas também reflete o processo inevitável de renovação tecnológica do rádio, em que a migração para o FM garante maior qualidade sonora, estabilidade e presença nas áreas urbanas. Ao mesmo tempo, o encerramento da marca Rádio América", bem como o futuro desligamento de suas operações em AM, marcam o fim de um ciclo de 80 anos de história no dial paulistano, em que a emissora desempenhou papel fundamental na formação cultural, jornalística e musical da cidade de São Paulo, permanecendo como uma das referências mais marcantes da radiodifusão brasileira.
Radio América vai ficar na memória de SP para sempre
ResponderExcluir