Canção Nova inicia testes de transmissão em FM na Grande São Paulo


A tradicional Rádio Canção Nova deu início, nesta quarta-feira (13), aos testes de seu novo canal em frequência modulada na Grande São Paulo. A emissora, que até então ocupava a faixa AM 780 kHz (Rádio América), passa a operar tmbém no dial do FM estendido (FMe), em 85,9 MHz, resultado do processo de migração AM-FM autorizado pelo Ministério das Comunicações.

O sinal é irradiado a partir da torre da TV Gazeta, na Avenida Paulista. A cobertura é voltada à capital e municípios vizinhos, mas o sinal também está chegando em algumas cidades da Baixada Santista e do interior paulista. A infraestrutura conta com transmissor GatesAir de fabricação norte-americana e antena IFTX de seis elementos, projetada para oferecer qualidade de áudio superior e maior estabilidade de recepção. A estação tem Classe A1 e o transmissor vai operar com 13,8 kw, gerando a potência final de 22 kw. Durante esta fase inicial, a potência está reduzida e a qualidade do áudio ainda requer ajustes, como parte do processo técnico de configuração.

A Rádio Canção Nova reforça sua presença no mercado paulistano e busca atrair novos ouvintes, mantendo a programação já conhecida pelos fiéis — composta por música católica, transmissões ao vivo de missas, programas de evangelização e conteúdo de espiritualidade.

Sob grande divulgação, a estreia oficial na nova frequência está marcada para 5 de setembro. A migração faz parte de um movimento nacional de modernização do rádio brasileiro, que busca ampliar a presença das emissoras no FM, garantindo melhor qualidade sonora e maior alcance junto aos ouvintes urbanos.

A Rádio Canção Nova integra a Comunidade Católica Canção Nova, fundada em 1978 pelo padre Jonas Abib, em Cachoeira Paulista (SP). Sua rede de emissoras de rádio cobre diversas regiões do Brasil.

Além do rádio, o grupo mantém uma rede de televisão, plataforma de streaming, portais de notícias e eventos religiosos que reúnem milhares de fiéis anualmente.

Já a Rádio América é uma tradicional emissora paulistana que, em agosto de 2006, foi assumida pela Comunidade Canção Nova, mantendo o nome Rádio América e adotando o slogan “Uma Canção Nova em sua vida”. Entretanto, a Canção Nova divulgou que, com o lançamento oficial das operações em FM, não irá mais usar o nome da Rádio América nas transmissões. Será o fim da lendária vinheta que há décadas anuncia o nome da Rádio América.

Ainda não há previsão para o desligamento do sinal em AM 780 KHz. A emissora tem prazo de até cinco anos para encerrá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confirmado: Parceria CNN–Transamérica foi realmente rompida após saída de executivo

Fim de uma Era: AM 1260 kHz se despede do dial paulistano