Rede Cristo para as Nações estreia no canal 36.3 em São Paulo
Nova emissora evangélica passa a fazer parte da multiprogramação da Rede Mais Família
No dia 1º de agosto de 2025, o canal RCN – Rede Cristo para as Nações iniciou oficialmente suas transmissões em São Paulo, ocupando a posição 36.3 no dial digital terrestre. Voltada à programação evangélica de inspiração pentecostal, a emissora passa a integrar o mesmo multiplex (mux) que já abriga a Rede Mais Família HD (36.1) e a Rede Boas Novas HD (36.2).
A RCN é ligada à Igreja Cristo para as Nações, que é sediada em Curitiba (PR) e presidida pelo pastor Alexandre Maciel.
Por meio da parceria comercial com a Rede Mais Família, a RCN, juntamente com a Rede Boas Novas, também está disponível na TV aberta do Rio de Janeiro (5.3), Campinas (26.3), São José dos Campos (9.3) e Florianópolis (47.3).
A Rede Mais Família apresenta programação cristã e conteúdos voltados à família, com produções que buscam oferecer entretenimento saudável, mensagens positivas e serviços à comunidade. Já a Rede Boas Novas, fundada em 1993 pela Assembleia de Deus no Amazonas, é pioneira no país com grade 100% cristã transmitida 24 horas por dia, alcançando diversas capitais brasileiras.
Multiprogramação agora também para canais privados
A presença das três emissoras no mesmo canal físico (UHF 36, em São Paulo) é possível graças à multiprogramação, recurso que permite dividir a capacidade de transmissão digital em subcanais independentes.
Até 2021, essa possibilidade era restrita a emissoras públicas — como TV Brasil, TV Cultura e TV Legislativa — por determinação do Ministério das Comunicações. A mudança veio após revisões regulatórias que autorizaram concessionárias privadas a locar ou ceder espaço de sua capacidade de transmissão para terceiros, desde que respeitadas as regras de outorga e responsabilidade editorial.
Essa flexibilização abriu caminho para acordos comerciais entre emissoras privadas, o que possibilitou, por exemplo, que a RCN passasse a ocupar o 36.3 dentro do multiplex controlado pela Rede Mais Família, em São Paulo, emissora controlada pelo empresário Rinaldi Faria, criador da dupla de palhaços Patati Patatá.
Comentários
Postar um comentário