Rádio Canção Nova prepara estreia em FM na Grande São Paulo
A Rádio Canção Nova, da comunidade católica Canção Nova e dedicada à evangelização via rádio, está se preparando para operar em FM na Grande São Paulo. A tradicional Rádio América (AM 780 kHz), migrará para a frequência FM 85,9 MHz, com estreia prevista para 5 de setembro de 2025. Por enquanto, as transmissões em AM serão mantidas, com previsão de serem desligadas em até cinco anos.
O novo sinal de FM será irradiado a partir da torre da TV Gazeta, na Avenida Paulista, utilizando um transmissor americano da marca GatesAir e uma antena de 6 elementos, garantindo boa qualidade e cobertura. A emissora vai operar com Classe A1, atingindo 22 kw de potência irradiada.
A Rádio Canção Nova possui uma programação religiosa e jornalística com foco na evangelização católica. Entre os destaques estão transmissões de eventos litúrgicos importantes — como assembleias da CNBB, visitas papais, JMJ e momentos históricos da Igreja — além de momentos de oração e reflexão, como o “Hora da Misericórdia”.
Sua grade inclui programas diários fixos, como:
-
Hora da Misericórdia, reza do Terço da Misericórdia e acolhimento de pedidos de oração (diariamente às 3h e às 15h de segunda a sexta);
-
Blocos como Rezando em Família, CN News, e Mensagens e Canções, que mesclam orações, notícias e momentaneamente inspiradores.
A rádio se sustenta apenas com doações dos ouvintes e sócios‑benfeitores, sem anúncios comerciais, e integra um sistema de comunicação que engloba rádio, TV, internet e editoras religiosas.
Emissora investe em campanha para divulgar nova sintonia FM
A Rádio Canção Nova iniciou uma ampla campanha de divulgação para anunciar sua migração para o dial FM 85,9 MHz em São Paulo, prevista para estrear em 5 de setembro. A ação envolve inserções frequentes na programação e forte presença nas redes sociais, especialmente no Instagram. As publicações destacam a transição da tradicional Rádio América 780 kHz AM para a nova sintonia, com mensagens que buscam criar expectativa e proximidade com o público. Entre os conteúdos divulgados, há chamadas como “Em breve, a Rádio América mudará da frequência AM para FM e será Rádio Canção Nova em São Paulo. Você poderá nos ouvir na FM 85,9 MHz” e “Um tempo novo está chegando para a Rádio América, a Canção Nova FM! Em breve, nossa sintonia será na 85,9 FM. Prepare-se para uma experiência renovada”. A narrativa adotada enfatiza o caráter de transformação e renovação da emissora, reforçando seu compromisso com a evangelização e convidando os ouvintes a acompanharem a nova fase.
Há também a preocupação de preparar o público para adquirir um rádio-receptor que disponha da faixa estendida do FM.
Ouça abaixo algumas inserções na programação da Canção Nova AM 780 KHz, anunciando a chegada da estação no FM estendido:
Histórico da Rádio América
A Rádio América 1410 Khz, uma das mais antigas emissoras do Brasil, foi fundada em 4 de novembro de 1931 pela Organização Byington, originalmente com o nome Rádio Kosmos. A estação iniciou suas transmissões em 17 de agosto de 1934, com inauguração oficial em 15 de outubro do mesmo ano, incluindo o famoso “salão azul”, palco de espetáculos e eventos culturais no centro de São Paulo.
Operava com 5 kw de potência e, nos anos 1940, adotou o nome Rádio América, com estúdios na R. da Consolação. No início dos anos 1950, ela passou a fazer parte do Grupo Bandeirantes de Rádio e destacou-se com programas esportivos e de auditório, apresentando comunicadores renomados como Edson Leite, José Paulo de Andrade e Osvaldo Nascimento.
Na virada dos anos 1960-70, a administração da emissora passou para os Padres e Irmãos Paulinos, e sua sede foi transferida do bairro do Morumbi (Grupo Bandeirantes) para a Vila Mariana. Em meados dos anos 1970, a América vendeu sua concessão de FM — usada com baixa potência para ligar os estúdios e o transmissor de AM. Com autorização do governo para operar comercialmente e com maior potência, a estação de FM 94,5 foi adquirida por Orlando Negrão Jr., ex-diretor da Rádio Difusora - Jet Music, dos Diários Associados. Nesta frequência, outrora pertencente à Rádio América, surgiu a Rádio Antena 1, hoje uma das maiores redes do país.
Na década de 1980, a Rádio América modernizou sua estrutura técnica, adotando transmissores junto à Rodovia Raposo Tavares e elevando a potência para 50 kW.
Nos anos 1990, a Rádio América chegou a ser vice‑líder em audiência entre as AM em São Paulo e recebeu pela gravadora Warner‑Continental um disco de ouro em reconhecimento à sua forte divulgação da música brasileira. Em 1999, tentou-se consolidar a Rede Paulus Sat com base na emissora. Durante esse período, o padre Marcelo Rossi teve destaque na programação religiosa até sua saída em 2001.
Em 28 de agosto de 2006, a Comunidade Canção Nova assumiu a programação da emissora, mantendo o nome Rádio América e adotando o slogan “Uma Canção Nova em sua vida”. Desde então, passou a retransmitir conteúdo da rede Canção Nova, em regime de arrendamento.
Em 29 de novembro de 2019, visando melhorias técnicas, com transmissão a partir da Represa Billings, mudou-se para a frequência 780 kHz AM, que havia sido ocupada anteriormente pela CBN São Paulo.
Agora, a Rádio América, 50 anos após vender sua operação de FM, se prepara para usufruir das boas condições de áudio que a frequência modulada proporciona, iniciando suas operações oficiais em 5 de setembro e marcando uma nova fase na história da emissora.
Excelente matéria! Acompanho desde o início o FM estendido, que fique cada vez mais popular! Ótimo investimento por parte da Canção Nova!
ResponderExcluir