Após seis meses, projeto radiofônico da revista Forbes Brasil ainda não tem previsão de estreia
A Rádio Forbes FM ainda é una promessa no dial paulistano. Passados seis meses desde que a Forbes Brasil anunciou a compra da Musical FM 105,7 MHz, a emissora segue no ar com playlist adulto-contemporânea e identificando-se apenas como “Musical FM”, sem locução e apenas um intervalo nas horas cheias, com anúncio da revista Forbes Brasil. Há também uma transmissão pelo site fmmusical.com.br.
Até o momento não há qualquer informação sobre previsão de estreia ou mesmo detalhes da futura programação. Em contato com a assessoria da emissora, a redação do blog São Paulo Broadcast foi informada que logo que houver novidades, a emissora irá comunicar a mídia.
A fase de expectativa da Forbes FM apresenta um perfil voltado ao adulto-contemporâneo internacional, que provavelmente é um preparo para o estilo definitivo da nova rádio, com programas jornalísticos, de negócios, lifestyle e cultura.
A seleção atual mescla clássicos do pop, soul e rock com artistas modernos de apelo sofisticado. É possível ouvir nomes como Michael Jackson, Stevie Wonder, Queen, Sting, Tracy Chapman e Joss Stone, além de artistas contemporâneos como Bruno Mars, reforçando um posicionamento premium. O público-alvo é o ouvinte adulto urbano, acima dos 30 anos, que busca uma programação refinada, equilibrando referências musicais das décadas de 1970 a 1990 com sucessos atuais.
O movimento de mudança na FM 105,7 começou em 7 de fevereiro de 2025, quando a rádio encerrou os contratos da sua programação religiosa, que mantinha há mais de 20 anos, e iniciou o formato adulto-contemporâneo.
Em 22 de fevereiro, a Forbes confirmou a compra e a intenção de lançar a primeira Rádio Forbes do mundo, mas sem anunciar um cronograma.
O CEO e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, ressaltou que a aquisição representa uma evolução natural do ecossistema da Forbes, 13 anos após o lançamento da revista no Brasil. "Sempre fui apaixonado por música e sempre enxerguei o rádio como uma extensão natural do nosso ecossistema de mídia. A aquisição da Musical FM é um primeiro passo nessa direção, unindo tradição e inovação para criar novas oportunidades de conexão com nosso público", declarou.
Na semana do anúncio, Camarotti se reuniu em Brasília com o então ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para detalhar a operação e discutir os próximos passos da expansão da Forbes no setor. Para ele, a primeira Forbes FM do mundo seria um marco global para a centenária publicação, consolidando ainda mais sua presença no mercado de mídia e entretenimento.
A aquisição também valoriza a trajetória da Musical FM, uma das rádios mais tradicionais da capital paulista. Inaugurada em 1989, pela Rede L&C de Mídia, a emissora se destacou pela dedicação à MPB, conquistando três prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) nas categorias de melhor emissora e melhor programação musical. A partir de 1999, mudou de perfil, adotando uma grade religiosa, mantida por diversas denominações religiosas. Até que, em fevereiro de 2025, a Rede L&C de Mídia vendeu a emissora à Forbes Brasil.
Antonio Camarotti
No dia 11 de julho de 2025, o CEO e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, revelou ter enfrentado um grave problema de saúde no primeiro semestre. Em 21 de março, durante uma viagem a Madrid, foi diagnosticado com meningite e internado na UTI por três semanas. Após o tratamento inicial, retornou ao Brasil em ambulância aérea e permaneceu internado por mais um mês em São Paulo antes de iniciar a recuperação.
Embora o episódio possa ter influenciado o andamento de projetos estratégicos, não há confirmação oficial de que a estreia da “Rádio Forbes FM” tenha sido adiada por conta disso. Em agosto, Camarotti voltou a participar de eventos e compromissos corporativos.
Comentários
Postar um comentário