Grupo Jovem Pan anuncia fim das transmissões em AM


O portal Tudo Rádio divulgou em primeira mão a notícia sobre o fim das operações do Grupo Jovem Pan em Ondas Médias na Grande São Paulo.

No dia 15 de agosto de 2024, serão encerradas as operações em AM 620 KHz, que, atualmente, retransmite a programação adulta-contemporânea da Classic Pan.

A emissora já está transmitindo com sua migrante de FM, na frequência de 76,7 MHz, na faixa estendida.

A programação de esportes e notícias da tradicional Rádio Jovem Pan não está sendo transmitida em São Paulo desde 7 de setembro de 2023.

O projeto da Classic Pan surgiu no início dos anos 2000, mas nunca operou no dial de São Paulo. Naquela época, foi ao ar por afiliadas em Brasília, Santos, Maringá, Foz do Iguaçu e Catanduva. Nos últimos anos, a estação funcionou apenas como um canal musical digital da Jovem Pan, disponível no portal do grupo, no aplicativo Pan Fix e nos agregadores como o tudoradio.com.

A história do Grupo de Comunicação Jovem Pan começou a ser desenhada no dia 25 de setembro de 1942, às 10h, quando amigos, que costumavam se visitar, se reuniram num escritório na Rua São Bento, 279, no 2º andar, em São Paulo. Eram encontros considerados normais. Mas, esse, não. A reunião tinha o objetivo de constituir o que seria a Rádio Panamericana de São Paulo e o tal endereço passou a ser a sede provisória da emissora. A ata de constituição foi assinada, pela ordem, por Oduvaldo Vianna, Júlio Cosi, Oscar Pedroso Horta, Elisa Costa Cosi, G. de Paula Santos, Dr. Aurélio Ancona Lopes e Álvaro Jorge.

No mesmo ano, em 26 de outubro, o então presidente do Brasil Getúlio Vargas assinou o decreto de número 1.708 concedendo à emissora licença para estabelecer uma estação de radiodifusão. E, em 12 de novembro, o ministro da Viação e Obras Públicas, general João Mendonça Lima, assinou os termos do contrato concedendo a autorização para estabelecer a emissora na capital paulista.

Dois anos depois, a Rádio Panamericana de São Paulo foi inaugurada em 3 de maio de 1944, uma quarta-feira, fundada por Oduvaldo Vianna e Júlio Cosi. A programação de inauguração foi iniciada às 18h, na rua São Bento, 279. E teve como prefixo as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven que, no Código Morse, significa o “V” da Vitória. Em novembro do mesmo ano, a Panamericana foi comprada pelo doutor Paulo Machado de Carvalho e passou a integrar o Grupo das Emissoras Unidas. No ano seguinte, o senhor Paulo Machado de Carvalho Filho assumiu a direção geral da Panamericana, transformando-a em “a emissora dos esportes”. Em 1949, ocorreu o primeiro contato do senhor Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, com a emissora, onde passou a exercer o cargo de secretário do irmão Paulo Machado de Carvalho Filho, que deixou a Panamericana em 1952, para assumir a direção da Rádio Record. Nesse mesmo ano, o Tuta assumiu a direção-geral da Panamericana – com apenas 21 anos de idade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confirmado: Parceria CNN–Transamérica foi realmente rompida após saída de executivo

Fim de uma Era: AM 1260 kHz se despede do dial paulistano

Canção Nova inicia testes de transmissão em FM na Grande São Paulo