Televisão: RTN e Rede Gênesis trocam de canais em São Paulo
Com mudança, TV Astal sai do line-up paulistano
Na madrugada do dia 24 para 25 de janeiro de 2024, as emissoras de TV aberta RTN e Rede Gênesis realizaram uma troca de canais. A mudança não refletiu somente no virtual, mas também no canal físico.
O contrato de locação com o canal 47, de propriedade do empresário Cláudio Zampini, foi encerrado e celebrado com o Grupo Mundial de Comunicação, proprietário da TopTV, Kiss FM, Estilo FM, entre outros.
Com isso, a Astral TV acabou desocupando o canal físico 35D, que operava com virtual 52.1, e foi montado um novo mux, composto pela RTN no canal virtual 17.1 e pela Rede Gênesis no 17.2.
O canal 47 está fora do ar e não há informações sobre seu futuro.
Quatro Programações em um Só Mux
O mux RTN/Rede Gênesis é composto por dois canais que, por sua vez, dividem suas programações com outras emissoras.
A RTN (Rede de Televisão Nova) é uma nova rede de televisão, que é gerada em Santarém (PA). Além de São Paulo, está presente também em capitais como Goiânia, Salvador, Campo Grande, Palmas, Porto Velho, Belém, Cuiabá entre outras.
A programação da RTN TV estreou em janeiro de 2023, com produções próprias, compostas por uma revista eletrônica de entretenimento, um programa que também apresenta clips musicais e um jornal.
A RTN também exibe alguns programas da TV A Crítica, com sede em Manaus (AM), entre eles, o seu carro-chefe "Novo Alerta", com o jornalista Sikêra Júnior.
Já a Rede Gênesis traz conteúdo evangélico, de propriedade da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, sediada em Brasília, no Distrito Federal.
A emisora divide sua programação com a Rede Boas Novas, de propriedade da Fundação Evangélica Boas Novas, que tem canal próprio em São Paulo (51.1) mas encontra-se fora do ar.
Multiprogramação
Confrome recentemente noticiado pelo blog São Paulo Broadcast, no dia 31 de dezembro de 2023 encerrou-se a vigência de um decreto do governo federal que prorrogou a liberação de emissoras comerciais a exibir, em subcanais, conteúdos voltados à educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde.
No entanto, a multiprogramação continua no mux RTN/Rede Gênesis.
Astral TV
O canal esotérico Astral TV ficou poucos dias fora do ar em São Paulo. Após sua saída do canal 52.1 (TV Áudio), sua programação agora pode ser vista no subcanal 33.3, que é um mux do Grupo Mundial de Comunicação onde também estão disponíveis a Top TV e a Kiss TV.
Comentários
Postar um comentário