Jovem Pan troca notícias por música em sua estação de FMe


10/09/2023

A virada do dia 6 para o dia 7 de setembro de 2023 foi marcante para a história do rádio paulistano. Naquele instante, na faixa de AM 620 KHz, encerrou-se um ciclo de 79 anos, por onde ouviu-se as transmissões jornalísticas e esportivas da Rádio Panamericana — ou Jovem Pan, como passou a ser chamada nos anos 1960.

No primeiro minuto do dia em que se comemorou os 201 anos da Proclamação da Independência do Brasil, um simples "fade-out" interrompeu a fala de uma comentarista da agora chamada Jovem Pan News, para dar lugar a uma rápida vinheta de transição, que  anunciou o nome "Classic Pan". O mesmo aconteceu na frequência de FM-e 76,7 MHz, que estreou há cinco meses como migrante do AM 620 KHz. Sem locução, a primeira música já foi executada na sequência: Coldplay - Paradise.
 
O projeto Classic Pan tem o formato adulto-contemporâneo e foi executado pelo Grupo Jovem Pan no início dos anos 2000, nas cidades de Brasília, Santos, Maringá, Foz do Iguaçu e Catanduva. Nos últimos anos, o projeto funcionou apenas como um canal musical digital da Jovem Pan, sem locução, sem programas e sem intervalos, disponível apenas no portal do grupo, no aplicativo Pan Flix e nos agregadores como o tudoradio.com.

Hoje, ao ouvir a seleção musical da atual Classic Pan, o ouvinte perceberá uma mistura de clássicos dos anos 1970 até 2000, com canções nacionais e internacionais, passando por diversos gêneros, como rock, pop, MPB e jazz. 

Tal como na fase em que a Classic Pan podia ser ouvida apenas via internet, a emissora na fase AM/FM não tem programas, locutores e intervalos. Talvez, a novidade na Classic Pan sejam algumas novas vinhetas de transição, que indicam a frequência de 76,7 MHz, e a inserção obrigatória da "Voz do Brasil".

Fato curioso é que a frequência de AM 620 KHz não é anunciada na Classic Pan, podendo ser um indicativo de que algo pode mudar em um futuro breve.

O Grupo Jovem Pan não informou muito sobre a programação musical da Classic Pan, apenas as décadas de lançamento das músicas que pretende tocar. Ao ouvinte, entretanto, fica a impressão de que a emissora ainda está em fase de expectativa, ou seja, um pré-aquecimento para uma programação mais elaborada. Algo que ainda não se sabe, é incerto.

Algo que ficou marcado é que, no dia seguinte, São Paulo não pôde mais ouvir o tradicional "Jornal da Manhã" e seu "repita" pelo rádio, apenas quem acessou o streaming da Jovem Pan News.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confirmado: Parceria CNN–Transamérica foi realmente rompida após saída de executivo

Fim de uma Era: AM 1260 kHz se despede do dial paulistano

Canção Nova inicia testes de transmissão em FM na Grande São Paulo